A cirurgia na oftalmologia busca corrigir ou amenizar de forma definitiva várias patologias oculares.
As cirurgias mais comuns são as cirurgias refrativas (para correção de miopias e hipermetropias), cirurgia para implante de lentes intraoculares (cirurgia de catarata) e cirurgias estéticas, como a cirurgia para levantar as pálpebras (blefaroplastia).
Cirurgias Refrativas
Com respeito as cirurgias refrativas, existem basicamente duas técnicas :

Técnica PRK e Técnicas LASIK
A técnica realizada para a correção dos erros de refração é chamada PRK, do inglês Ceratectomia Foto-Refrativa, procedimento aprovado nos Estados Unidos pelo FDA (Food and Drug Administration) e no Brasil pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), já tendo tratado mais de 1 milhão de pessoas só nos Estados Unidos.
Na correção da miopia, a curvatura da córnea muito acentuada é mudada através da retirada de camadas microscópicas tornando-a mais plana.O astigmatismo é corrigido da mesma forma, com o tratamento da córnea no eixo mais curvo. Na hipermetropia o LASER remove tecido da periferia, aumentando a curvatura da córnea.

O procedimento cirúrgico leva menos de 60 segundos, a anestesia é feita por colírios e todo o procedimento é indolor. O LASER não penetra no olho para realizar a correção. No pós-operatório pode ocorrer algum desconforto que varia em cada pessoa e a visão se estabiliza após poucas semanas.
Outra técnica cirúrgica utilizada é o LASIK, que consiste da abreviatura do Inglês Ceratomileuse assistida por LASER. A diferença está na aplicação do LASER após o levantamento de uma camada superficial da córnea. Esta é obtida por um aparelho chamado microcerátomo (ou utilizando um laser de femtosegundo) que, após a aplicação do LASER, é reposicionada.
A estabilização da visão se dá em poucos dias e está indicada principalmente em correções maiores.

Os resultados de estudos de pacientes operados por ambas as técnicas utilizando técnicas de cirurgia refrativa com LASER mostraram que mais de 98% apresentaram uma visão acima de 20/40, nível necessário para a obtenção da habilitação de motorista sem óculos.

Cirurgia de catarata
O cristalino é uma lente natural localizada no interior dos olhos, atrás da íris. A perda da transparência desta lente constitui a catarata que impede que a imagem atinja nitidamente a retina. A catarata está relacionada à idade porém doenças sistêmicas como o Diabetes, alterações congênitas, uso de medicamentos (cortisona), traumas e inflamações dos olhos, podem ser fatores predisponentes.
Em geral usamos a técnica da Facoemulsificação para correção da catarata, essa técnica utiliza a energia de ultra-som para dissolver e aspirar o cristalino através de uma pequena incisão, em torno de 3mm, que cicatriza rapidamente, não necessitando de pontos e não causando inflamação. No lugar do cristalino é implantada uma lente intra-ocular dobrável para passar pela pequena incisão. Essa lente intra-ocular é implantada no lugar do cristalino, permitindo sua substituição na focalização de imagens; o cálculo da graduação da lente realizado antes da cirurgia e permite a correção do grau do paciente.
E dependendo da indicação ou necessidade de nossos pacientes, realizamos a cirurgia de catarata utilizando laser de femtosegundo. O centro cirúrgico com o laser de femtosegundo que utilizamos é um dos mais avançandos em toda a américa latina.

Cirurgia com Laser de Femtosegundo
O que é Femtosecond laser (laser de femtosegundo) ?
È um tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos.Estes pulsos são tão rápidos que são medidos em unidade de tempo chamados fentosegundos ( Femtoseconds em inglês) . Cada fentosegundo corresponde a um milésimo de um picosegundo, ou a um milionésimo de um nano segundo ou a um quadriolhesimo de um segundo. Dificil de entender? Imagine o tempo de um segundo e agora divida-o por um bilhâo.Pegue esta bilhionésima parte de um segundo e divida por novamente por um milhâo. Assim, chegamos a um femtosegundo. Assim, este laser consiste em nos proporcionar máquinas extremamente mais rápidas, o que lhe confere diversas vantagens sobre outros tipos de lasers, principalmente no que diz respeito à precisão e à segurança em procedimentos cirúrgicos.
Para que serve o Femtosecond laser?

Atualmente o Femto já tem várias aplicabilidades e na oftalmologia, principalmente, é utilizado nas cirurgias refrativas, as quais visam corrigir os erros refrativos ( Miopia, astigmatismo,hipermetropia e presbiopia), a fim de oferecer uma boa visâo sem a necessidade do uso de óculos ( ou com menor necessidade de óculos). Nesta~´area o Femto permite a realização de cortes mais finos, mais precisos e mais seguros nas cirurgias de lasik ( um tipo de cirurgia refrativa). Assim, há um ganho substancial de qualidade e de segurança nas cirurgias de lasik se comparadas com a confecçaõ dos flaps com lâminas e microceratótomos. O laser não corta como laminas , ele divulciona tecidos com bolhas .
Outra aplicação de femtosecond laser consiste na criação de tuneis corneanos para introdução e implantação de anéis intra estromais, como anel de Ferrara os quais são usados para corrigir ceratocone ou degeneração marginal pelúcida.
Por ultimo não podemos nos esquecer dos transplantes de córnea, que podem ser realizados de forma muito mais precisa , mais segura e com maior tranquilidade ao médico. Neste caso, além do corte ser muito mais preciso e uniforme existe a possibilidade de realizar o transplantes lamelares, sem a necessidade de suturas ou seja, sem precisar de “dar pontos”.


Por que o femtosecond laser é mais seguro que outros lasers nas cirurgias oculares?
Por ser extremamente rápido , o pulso do femtosecond laser faz com que o material organico que está sendo tratado seja desintegrado diretamente para fase de vapor, sem haver tempo para afetar as estruturas vizinhas. Assim, o laser trata o tecido que deve ser tratado e sem danificar os tecidos adjascentes que devem ser preservados. Isto é possível, pois o femtosecond laser cria um plasma sólido, o qual se expande para longe do tecido organico em um estado altamente ionizado, levando consigo a energia. Em outras palavras, não sobra energia para danificar as estruturas vizinhas.

Quais serão as outras possíveis aplicações para o femtosecond laser no futuro?
O femtosecond laser já está sendo testado nos USA e Europa também para cirurgias intra oculares , como cirurgias de catarata e cirurgias facorefrativas e também para presbiopia , como inlay.Embora estes usos ainda sejam experimentais, tudo indica que o femto se incorpore a rotina das nossas cirurgias nos próximos anos, agregando mais precisão e segurança aos procedimentos cirurgicos.
FEMTOSECOND LASER amplia a base de pacientes para cirurgia refrativa, principalmente com lasik
Femtosecond laser cria flaps mais finos e regulares, permitindo que mais pacientes recebam o excimer lasr para a correção do erro refrativo. Ao melhorar a tecnologia do femtosecond laser, os cirurgiões descobriram ser possivel operar uma maior variedade de pacientes que eram contra indicados o lasik devido flap fino. O Femto capacita ao medico a confecção de flaps de 100M em vez de 160M com as laminas existentes dos microsceratótomos.Com isto economiza tecido permitindo a cirurgia. Um número crescente de oftalmologistas vê o femto como uma maneira mais confortavel para criar um flap de lasik.
Capacidade do femtosecond laser
Esta nova tecnologia definitivamente nos permite criar flaps mais finos e mais previsíveis. Os microceratótomos produzem flaps menos confiáveis,que podiam variar em até 60M a espessura desejada.
Com o corte em lâminas corremos perigos como free cap, botton hole, e outras complicações e assim nos coloca limites superiores significativos na quantidade de correção que eles são capazes de realizar. Com o Femto, que possui um desvio padrão bem menor na criação dos flaps, podemos nos sentir bem mais seguros ao realizar flaps finos, com desvios padrões menores do que 5M nas espessuras planejadas.Com isto, podemos calcular com confiança qual a espessura do leito residual após a confeccção do flap.
Isto proporciona um grande aumento na confiança dos cirurgiões em realizar o lasik, e os pacientes entendem e sentem isto. Isto reduz o tempo de recuperação dos pacientes ,voltando mais rapido ao trabalho e sem sentir dor no pos operatório, o que é comum na técnica de PRK, onde o paciente tem de se afastar do seu serviço em media por 5 dias.

Confira as principais dúvidas relacionadas a cirurgias oftálmicas

A cirurgia refrativa não corrige a presbiopia conhecida popularmente como "vista cansada". Portanto, pessoas com mais de 40 anos vão necessitar de óculos para leitura. Alguns pacientes desta faixa etária optam pela monovisão, ou seja, corrigem um olho para visão a distância e o outro para leitura. Antes da realização deste procedimento é importante a avaliação dos prós e contras com seu oftalmologista.
Em termos gerais, para as cirurgias com laser, opera-se até –10.00 dioptrias (D) ( miopia) ou +4.00 D ( hipermetropia). Este limite será melhor avaliado pelo seu oftalmologista após a realização de todos os exames pré operatórios.
O PRK pode levar, entre outras, a dor nos primeiros dias de pós operatório, haze ( diminuição, em graus variados, da transparência corneana), ofuscamento da visão com as luzes noturnas, infecção e regressão do resultado obtido. A regressão é maior nos primeiros 3 a 6 meses. No LASIK estas complicações são menos comuns, permite-se a correção de graus maiores e a recuperação da visão é quase imediata. No entanto, esta técnica exige mais experiência do cirurgião. Os principais problemas estão relacionados ao microcerátomo. Este aparelho faz um corte lamelar ou flap na córnea sob o qual é aplicado o laser. Problemas com o microcerátomo ou o manuseio deste são raros e podem levar desde a confecção de flap incompleto que em nada afeta a visão até a perfuração da córnea o que leva a complicações sérias.
Os principais procedimentos cirúrgicos podem ser divididos em: Extra oculares: Considerando-se somente as mais utilizadas atualmente, podemos dizer que são aquelas em que o laser é aplicado sobre a córnea ( parte transparente doolho). As duas principais técnicas são o PRK (ceratectomia fotorrefrativa) e o LASIK ( ceratomileusis “in situ” a laser) Intra oculares: nas quais podemos citar a extração do cristalino transparente e a introdução de lente intra ocular sem retirar o cristalino.
De forma geral são realizados os seguintes exames antes de um procedimento cirúrgico, alguns exames são específicos para cirurgias refrativas e outros podem não ser necessários para cirurgias de catarata. • Acuidade visual • Biomicroscopia - Aparelho capaz de aumentar em até 25 vezes o tamanho da imagem do olho, importante para determinar o tipo de catarata e porventura detectar algumas peculiaridades anatômicas que exijam cuidados específicos. • Tonometria - Consiste na medida da pressão intra ocular, que pode estar alterada em casos de glaucoma. • Mapeamento de retina - Este exame é capaz de analisar a retina e o nervo óptico, assim como identificar possíveis problemas que podem interferir no bom resultado do tratamento. Através dele podemos prevenir descolamento de retina, e também afastar o diagnóstico de glaucoma. • Biometria - Exame de extrema importância que calcula o grau da lente intraocular .Existem várias marcas e tipos de lentes, com bons resultados visuais, com grande vantagem das lentes dobráveis. A escolha da lente é uma preferência conjunta com o paciente, salientando que caberá ao cirurgião, por motivos técnicos e científicos, a decisão no momento cirúrgico. • Microscopia especular - Serve para a contagem do número de células da córnea . Caso tenha comprometimento, serão tomados uma série de cuidados durante a cirurgia. • Topografia da córnea - Aparelho que faz uma análise da curvatura do olho e é indispensável para o cálculo da lente intraocular, assim como para a programação cirúrgica, minimizando o astigmatismo. • Ultrassom ocular - No caso em que o cristalino está muito opacificado ou que, por outro motivo, não seja possível a visibilização do fundo de olho, esse exame permite detectar ou excluir algumas alterações como, por exemplo, descolamento de retina. • Pam - É a medida da acuidade visual através de um feixe de laser e nos permite estimar o potencial máximo de visão no pós operatório.
Não. Existem algumas doenças oculares que contra indicam a cirurgia, além de outros fatores que necessitam ser considerados. Converse com o seu médico oftalmologista sobre o assunto.