A consulta de oftalmologia não serve apenas para saber se necessita de óculos.
Além de se investigar a sua acuidade visual e corrigir eventuais erros refrativos, nesta consulta faz-se uma observação do paralelismo dos eixos visuais, pesquisa de eventuais estrabismo, ampliopias, observação do segmento anterior para descarte de cataratasou outras situações, é feita uma análise do fundo ocular onde se pode procurar as mais variadas patologias tais como retinopatia diabética, degenerescência macular, atrofia óptica e outras.
Muito importante também nesta consulta geral de Oftalmologia é a medida da Pressão intraocular, em especial na população acima dos 40 anos ou em população de risco (antecedentes familiares de glaucoma, raça negra, escavações fisiológicas grandes), para tratamento inicial do glaucoma.

Dúvidas sobre oftalmologia

A miopia não volta. Ela pode continuar progredindo - da maneira que progrediria se o paciente não tivesse se submetido à cirurgia. Um dos requisitos é que, na época da operação, o problema visual já esteja estabilizado
Flashes de luzes pode ser sinal de separação entre vítreo e retina. A força exercida na retina quando o vítreo é separado dela pode fazer com que o olho tenha sensação de flashes. Os flashes podem aparecer e desaparecer durante muitas semanas. Isto é comum ocorrer entre pessoas mais velhas e usualmente não é uma causa de alarme. No entanto, se as luzes persistirem, elas podem ser devido à "buracos ou rasgos" na retina. Estes podem ser freqüentemente reparados com tratamento a laser. A melhor coisa a se fazer, se você enxerga flashes de luzes, é marcar um exame ocular. O exame determinará se você tem uma lesão da retina ou separação do vítreo. Se os flashes de luzes recorrerem, você deve ter seus olhos re-examinados. Se flashes de luzes são acompanhados por um grande número de manchas escuras ou uma repentina perda do campo visual, marque um exame imediatamente. Flashes também ocorrem em casos avançados de degeneração macular. Nestes casos, severas alterações ou grandes sangramentos da porção central da retina podem estimular o nervo óptico a ter sensação de luzes.
A cirurgia refrativa não corrige a presbiopia conhecida popularmente como "vista cansada". Portanto, pessoas com mais de 40 anos vão necessitar de óculos para leitura. Alguns pacientes desta faixa etária optam pela monovisão, ou seja, corrigem um olho para visão a distância e o outro para leitura. Antes da realização deste procedimento é importante a avaliação dos prós e contras com seu oftalmologista.
Depende de sua idade e de sua história familiar. Pessoas mais velhas, usualmente, deveriam ter seus olhos examinados uma vez por ano ou regularmente. Pessoas com problemas oculares ou que tenham história de doença ocular na família, devem consultar um oftalmologista a cada 6 meses. A maioria das pessoas jovens somente necessitam de ter seus olhos examinados a cada 2 ou 3 anos. Porém nós aconselhamos aos nossos pacientes o melhor possível: "Se você perceber uma mudança repentina em sua capacidade de ver, não espere até sua próxima visita, faça um exame de seus olhos imediatamente".
O uso de óculos não interfere na evolução de problemas como miopia e astigmatismo. O que ocorrem são incômodos da dificuldade para enxergar, como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. É como se o olho fosse uma máquina fotográfica: o foco desajustado deixa a foto borrada, mas não estraga a máquina.
Em termos gerais, para as cirurgias com laser, opera-se até –10.00 dioptrias (D) ( miopia) ou +4.00 D ( hipermetropia). Este limite será melhor avaliado pelo seu oftalmologista após a realização de todos os exames pré operatórios.
O Herpes é um vírus que normalmente fica latente (sem se manifestar) nas pessoas que estão contaminadas. O mais comum é ocorrer uma infecção primária sem sintomas e autolimitada. O vírus fica, então, em estado de latência em tecidos nervosos. Alguns fatores como infecções febris, sol, menstruação, alergia, trauma, estresse, etc, podem reativar o vírus. A doença ocular recorrente pode se manifestar com infecção nas pálpebras, conjuntiva, córnea, esclera e úvea. Normalmente a doença é unilateral. Por ser recorrente, o problema pode deixar cicatrizes que prejudicam a visão. Alguns casos evoluem até mesmo para transplante de córnea. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e laboratorial. Já o tratamento depende do tipo e da gravidade do caso. É importante o acompanhamento com um oftalmologista para evitar ou pelo menos minimizar cicatrizes e, se necessário, fazer tratamento profilático.
Ao contrário da crendice popular, não. Ler com luz fraca, ler muito ou assistir muito TV pode causar tensão ocular. Tensão ocular é um "stress" da musculatura ocular ocorrida quando os olhos se cansam. É como outra tensão muscular qualquer e isto não causa danos permanentes. Também chamado Astenopia.
Existem lentes permeáveis ao oxigênio, que podem continuar nos olhos durante o sono. Mas quanto menos ficaram nos olhos, menor o risco de infecção. O melhor é evitar dormir com elas. Também não há problema em ir à praia com lentes de contato, desde que se usem óculos escuros para protegê-las da areia e que se evite o contato com a água salgada.
O computador não compromete a visão, mas pode deixar os olhos secos, já que se pisca com menor freqüência. Menos lubrificados, os olhos se tornam menos protegidos e a visão fica embaçada com mais facilidade. Por isso, deve-se fazer uma pausa a cada 50 minutos.
Há duas causas de manchas escuras. Uma é o que chamamos de "corpos flutuantes" - floaters, são pequenos e inofensivos feixes de células que podem formar-se no vítreo (o gel transparente que preenche o olho). Embora eles estejam dentro do olho, corpos flutuantes são vistos como manchas, sombras na retina e parecem estar em frente do olho. Floaters aparecem como pequenos insetos negros e com maior freqüência quando se está cansado ou esteve sujeito a luzes brilhantes. A sua duração varia naturalmente, de pessoa para pessoa e podem demorar semanas ou meses para desaparecerem. A outra causa de manchas escuras pode ser mais séria. O gel vítreo pode de fato liquefazer e separar-se da retina (fundo do olho). Quando esta separação do vítreo ocorre, sólidos feixes de gel estarão flutuando no líquido. Estes sólidos feixes freqüentemente aparecerão como manchas escuras. Quando o "gel" é separado, ele exerce uma tração que pode produzir um "buraco ou rasgo" na retina. Se isso ocorrer, a condição deve ser tratada prontamente, caso contrário, isto pode levar ao descolamento de retina. A separação do vítreo é bastante comum, especialmente em pessoas mais velhas. Somente cerca de 1 em 6 pessoas que têm separação do vítreo desenvolve buracos na retina. No entanto, sem um exame ocular adequado, não tem como determinar se há somente separação vítrea ou um rasgo na retina. Portanto, se as manchas escuras que você vê não desaparecem ou se ocorre repentino ataque de muitas novas manchas escuras, aconselhamos: ligue e marque um exame imediatamente
Por causa da má qualidade, óculos de camelô distorcem as imagens, o que provoca dores de cabeça e nos olhos. Esses sintomas passam assim que os óculos são retirados. A visão não fica comprometida. Mas podem ocorrer problemas decorrentes da falta de filtro contra os raios do sol, como inflamação e descamação da córnea.
A causa mais comum de olhos vermelhos é a blefarite crônica. Esta é uma infecção ou inflamação das margens palpebrais. A condição ocorre quando partículas de poeira, células mortas da pele ou outras substâncias ocluem a base dos cílios, fazendo com que as glândulas das pálpebras se tornem bloqueadas ou irritadas cronicamente. Algumas destas condições podem estender para a parte anterior do olho fazendo com que o olho se torne vermelho, além de apresentar irritação, ardor e coceira das margens das pálpebras. Se a pessoa tem olho seco (veja questão 37), isto agrava o problema, porque há quantidade insuficiente de lágrimas para lavar as substâncias inflamatórias. A própria limpeza da margem palpebral com pomadas ou produtos de higiene ajudarão a prevenir blefarite ou mantê-la sob controle. Outra causa de olho vermelho é alergia. Finalmente, olhos vermelhos podem ocorrer devido a certos tipos de colírios. Paradoxalmente estes tipos de colírios são anunciados como "colírios que clareia", são os que causam a maioria dos olhos vermelhos. Estes colírios "mantêm a vermelhidão" pois causam a contração dos vasos sanguíneos no olho, mas em 2 a 4 horas, quando o efeito acaba, os vasos sanguíneos tornam-se novamente dilatados e, assim, novamente vermelhos. Para sua segurança, use somente medicação ocular quanto esta foi prescrita pelo oftalmologista e siga as instruções corretamente.
Halos são resultados de luz refletida ou espalhada. Isto pode ser devido a óculos fracos, fatigantes que produzam uma imagem borrada ou lentes de contato riscadas. Nestes casos, halos não indicam um problema próprio dos olhos. No entanto, halos podem ser sinal de glaucoma ou início de catarata. Portanto, se você vê halos é melhor consultar um oftalmologista.
Um óptico é uma pessoa que monta óculos. Isto inclui fazer de acordo com a prescrição do médico oftalmologista. Um oftalmologista é um médico, que após 6 anos em escola médica, qualifica-se (com, no mínimo, mais 2 anos de estudo) como um especialista em diagnosticar e tratar doenças oculares. O oftalmologista é também treinado para prescrever óculos e lentes de contato, mas seu principal papel é o diagnóstico e tratamento de doenças oculares. Quando você tem seus olhos examinados por um oftalmologista, você aumenta suas chances de descobrir e tratar corretamente qualquer doença que possa estar presente. A palavra oftalmologista significa: "conhecedor do olho". Na grande maioria das vezes o oftalmologista também é cirurgião ocular. É importante dizer que apenas o médico oftalmologista pode prescrever a utilização de óculos e lentes corretivas.
Não. Existem algumas doenças oculares que contra indicam a cirurgia, além de outros fatores que necessitam ser considerados. Converse com o seu médico oftalmologista sobre o assunto.
A idéia de que quem começa a usar óculos não consegue mais viver sem eles é, de certa forma, verdadeira. Mas não porque causem dependência. Muitas pessoas passam boa parte da vida sem saber que enxergam mal. Quando descobrem e corrigem o problema, elas se dão conta do quanto é mais confortável enxergar com nitidez. É por isso que passam a ter dificuldades em ficar sem óculos.