Como no caso dos exercícios, na alimentação o principal destaque é para a regularidade. Pessoas que não tomam café da manhã, em geral, tendem a passar dos limites no almoço. “Alimentação saudável é algo que deve ser distribuído por várias refeições no dia. Não apenas o desjejum, o almoço e o jantar, as refeições principais, mas também em refeições intermediárias. Ou seja, distribuir alimentos saudáveis, de uma forma equilibrada, em três refeições centrais e, no mínimo, duas intermediárias”, diz a professora do departamento de nutrição da Universidade Anhembi-Morumbi, Avany Maria Bon.
Além disso, cada refeição deve ser pensada de maneira a oferecer um prato equilibrado para as necessidades do corpo humano. Nas refeições principais, vale combinar alimentos mais que atendem a questões fundamentais, como os carboidratos, responsáveis pela energia. Nas intermediárias, a opção é por alimentos mais leves, como leite e seus derivados. Confira abaixo dicas da professora Avany para a composição das refeições principais (o recomendado é um de cada tipo):
• Fonte de energia – opte por um alimento rico em carboidrato, dando preferência aos alimentos integrais: arroz integral, pão integral, aveia. Utilize com menor freqüência os alimentos sem fibras, como batata, mandioca e açúcar. Dê menos preferência ainda para as gorduras, principalmente animais (embora sendo energéticas, não devem ser incluídas). Dentre as estas, ainda vale o azeite, que é de boa qualidade e menos prejudicial.
• Proteínas – Os alimentos ricos em proteínas podem ser divididos em dois grupos. O primeiro agrupa carnes, ovos e leguminosos. O segundo tem o leite e seus derivados, como o queijo e o iogurte. Esses grupos são divididos porque o primeiro possui proteínas e ferro enquanto e o segundo combina proteínas e cálcio.
• Elemento regulador – Alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água. Nesse grupo entram as frutas e hortaliças em geral. Esse grupo é fundamental e deve estar sempre presente nas refeições principais.
“Alimentação saudável significa redução do açúcar ao mínimo possível, o mesmo valendo para gorduras animais. Aumentar o consumo de hortaliças e frutas e dar preferência a alimentos integrais”, resume Avany, que dá uma dica interessante. Segundo ela, comer uma castanha do Pará por dia ajuda a equilibrar a saúde. “A castanha tem um alto teor de selênio, que é um mineral e anti-oxidante importante. E ainda possui apenas gorduras de boa qualidade.”
Psicológico – um tempo para equilibrar a “cabeça”
De nada adianta, no entanto, o esforço centrado nos eixos anteriores se a sua condição psicológica não estiver estabilizada. Com as mudanças nas relações de trabalho, as pessoas têm vivido muito mais sob pressão. “O que mais preocupa as pessoas atualmente é a questão do estresse. A cobrança no trabalho, no cursinho, da família, em atividades esportivas, na rotina. E isso se apresenta em diversas formas, como a violência, o desemprego. Esse estresse diário é o que mais compromete, inclusive os jovens”, diz Souza.
Portanto, cada atividade sua deve ser pensada para garantir qualidade também neste ponto. Não adianta ir caminhando até o banco para fazer sua atividade física diária enquanto pensa nos problemas, ou teme por um assalto. Da mesma forma, nem pense em fazer um almoço equilibrado em cinco minutos para poder retomar as coisas que estava fazendo. Distribuir o tempo e reorganizar sua rotina é o passo inicial para ganhar em qualidade de vida. Pense que este investimento de tempo refletirá diretamente no desempenho das demais atividades.
“A pessoa precisa se obrigar a fazer as refeições principais e ainda comer algo no intervalo. Tem que reservar um tempo seu. Necessita de, pelo menos, meia hora para sentar, comer com calma, mastigar direito”, diz Avany. “É obrigatório colocar tudo em uma programação. Separar um tempo seu. A atividade física não tem só o efeito biológico, mas possui um efeito catártico que se enquadra perfeitamente no desejo de vida saudável”, finaliza Arruda.